Quem somos

Quem somos

A Associação Portuguesa de Regatas (APR) foi constituída em 1995, sucedendo à Associação Portuguesa de Regatas Oceânicas (APRO) que fora constituída no seio da Associação Naval de Lisboa (ANL), em meados dos anos 80, quando a ANL chegou à conclusão que era necessário substituir o sistema de abono IOR e passar a utilizar o Channel Handicap System (CHS) para as suas regatas de cruzeiro.

Para este efeito os sócios fundadores da APRO deslocaram-se à sede do RORC, no Reino Unido, e negociaram a representação do CHS para Portugal. Desde essa época a APRO passou representar o RORC em Portugal, enquanto Associação de Proprietários de Barcos de Vela de Cruzeiro, devidamente inscrita como associada na Federação Portuguesa de Vela.

Com o advento do IMS em 1995 (promovido pelos mesmos criadores do antigo sistema de abono IOR), a ANL promoveu a constituição da APR, associação de proprietários de barcos de cruzeiro que tem por objecto social a promoção e a regulamentação da realização de regatas sob regras de medição reconhecidas internacionalmente, uma vez que a APRO teria o seu objecto social limitado ao sistema CHS.

E assim desde 1995 a APR continuou a representar o CHS, mas passou também a estar envolvida, em parceria com a ANL e com a FPV, na promoção e regulamentação das regatas em IMS.

Em finais de 2005 o RORC e a UNCL deliberaram que não poderiam continuar a manter dois representantes do IRC (ex-CHS) em Portugal e o RORC teve de deixar o mercado Português.

Em 2006 a APR negociou com a FPV a comercialização do ORC, abono que viria rapidamente a ganhar a quota maioritária dos sistemas de abono internacionais em Portugal, mercado que até 2006 era dominado pelo IRC.

Em 2008 a APR celebrou um contracto com a FPV mediante o qual passou a ser a representante do sistema ORC e a emitir os Certificados de abono ORC, tendo passado a ter direito a nomear um representante ao Congresso do ORC, até Janeiro de 2012, ano em que deixou de emitir Certificados ORC.

A APR vem representando em Portugal o sistema de abono RI desde 2009, sistema de abono que foi desenvolvido em parceria pela RANC e pela RFEV.